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BMW enfrenta investigação criminal na Coréia do Sul por causa de incêndios em motores


A BMW está enfrentando uma investigação criminal na Coréia do Sul depois que os investigadores concluíram que o fabricante escondeu os riscos de incêndio e adiaram os recalls por um problema que prejudicou as vendas e sua reputação no país asiático.O Ministério dos Transportes da Coréia do Sul planeja pedir aos promotores que investiguem a montadora alemã, informou o ministério em comunicado divulgado na segunda-feira. A Coréia também multou a BMW 11,2 bilhões de won (10 milhões de dólares) por ter retirado tardiamente 22.670 veículos. A equipe que está investigando a BMW desde agosto encontrou defeitosque poderiam causar fuga de refrigerante e incendiar o motor.

A medida ameaça prolongar os problemas da empresa em Munique em um país onde houve quase 40 casos de incêndios na BMW este ano. A montadora, que já recolheu 1,6 milhão de veículos em todo o mundo, viu suas vendas na Coréia do Sul caírem cerca de 10% durante os primeiros 11 meses do ano, quando os vídeos se tornaram virais dos carros de luxo sendo engolidos pelas chamas.

A subsidiária da BMW na Coréia pediu desculpas em um comunicado divulgado após o anúncio e disse que vai cooperar com as investigações em andamento.

A sonda coreana aumenta os desafios da BMW enquanto se prepara para começar um novo ano, repleta de riscos potenciais de uma guerra comercial entre os EUA e a China, e uma queda nas vendas de carros na China, o maior mercado de automóveis do mundo. A BMW também está aumentando os gastos para desenvolver novos veículos elétricos e autônomos. As tensões foram evidentes, com o Índice de Automóveis e Peças da Stoxx Europe 600 tendo caído cerca de 27% este ano e tanto a BMW quanto a rival Daimler AG reduzindo as metas de lucro de 2018.

O defeito da BMW também levou a montadora a fazer um recall voluntário de 323.700 veículos na Europa, com cerca de 96.000 deles na Alemanha. A BMW havia dito que começaria a substituir, a partir de 20 de agosto, os refrigeradores e módulos de EGR nos carros recolhidos, abrangendo 42 modelos, incluindo os populares 520d e 320d produzidos entre 2011 e 2016.

As ações da BMW fecharam 0,1 por cento a mais na sexta-feira em Frankfurt, o último dia de negociação antes do feriado de Natal, reduzindo as perdas para 17 por cento no ano

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