top of page
  • Site Medium, autor Nassim Nicholas Taleb

A merchandising da virturde.


Eu sempre lembrarei do meu encontro com o escritor e ícone cultural Susan Sontag, principalmente porque foi no mesmo dia em que conheci o grande Benoit Mandelbrot. Eu ocorreu em 2001, dois meses após o evento terrorista, em uma estação de rádio em Nova York. Sontag que estava sendo entrevistado, foi picado pela idéia de um sujeito que "estuda aleatoriedade" e veio me envolver. Quando ela descobriu que eu era comerciante, ela declarou que estava "contra o sistema de mercado" e virou as costas para mim enquanto eu estava na metade da frase, apenas para me humilhar (note aqui que a cortesia é uma aplicação da Prata regra), enquanto sua assistente feminina me deu o olhar, como se eu tivesse sido condenado por matar crianças. Eu meio que justificou seu comportamento para esquecer o incidente, imaginando que ela morava em alguma comuna rural, cultivava seus próprios vegetais,


Não, ela não cultivou seus próprios vegetais, acabou. Dois anos depois, acidentalmente encontrei o seu obituário (esperei uma década e meia antes de escrever sobre o incidente para evitar falar com os falecidos). As pessoas na publicação se queixavam da sua rapacidade; ela teve que espremer seu editor, Farrar Strauss e Giroud do que seria vários milhões de dólares hoje para um avanço no livro. Ela compartilhou, com uma namorada, uma mansão na cidade de Nova York, que depois foi vendida por US $ 28 milhões. Sontag provavelmente sentiu que as pessoas insultantes com dinheiro a induziram a uma santidade irrefutável, dispensando-a de ter a pele no jogo.

É imoral estar em oposição ao sistema de mercado e não ao vivo (como o Unabomber) em uma cabana isolada

Mas há pior:

É ainda mais, muito mais imoral reivindicar a virtude sem viver plenamente com suas conseqüências diretas

e este será o tema principal do capítulo: explorar a virtude para a imagem, o ganho pessoal, as carreiras, o status social, esse tipo de coisas - e o ganho pessoal é qualquer coisa que não compartilhe a desvantagem de uma ação negativa.

Em contraste com a Sontag, conheci algumas pessoas que vivem suas idéias públicas. Ralph Nader, por exemplo, conduz a vida de um monge, idêntico ao membro de um mosteiro no século XVI,


O público e o privado

Como vimos com os intervencionistas, uma certa classe de pessoas teóricas pode desprezar os detalhes da realidade e, de forma tão completa. Se você acredita que está certo na teoria, você pode ignorar completamente o mundo real - e vice-versa. E você realmente não se importa como suas idéias afetam os outros porque suas idéias fazem você pertencer a algum status virtuoso que é impermeável a como isso afeta os outros.

Da mesma forma, se você acredita que você está "ajudando os pobres", gastando dinheiro em apresentações powerpoint e reuniões internacionais, o tipo de reuniões que levam a mais reuniões (e apresentações powerpoint) você pode ignorar completamente os indivíduos - os pobres são alguns resumo reificado construa que você não encontra em sua vida real. Seus esforços em conferências oferecem uma licença para humilhá-los pessoalmente. Hillary Monsanto-Malmaison, mais comumente conhecida como Hillary Clinton, considerou permissível o abuso de bens em agentes de serviços secretos. [i] Foi-me dito recentemente que um famoso ambientalista socialista que fazia parte da mesma série de conferências abusava de garçons em restaurantes, entre palestras sobre equidade e justiça.

Crianças com pais ricos falam sobre "privilégio branco" em colégios privilegiados como Amherst - mas, em um caso, um deles não poderia responder à sugestão simples e lógica de D'Souza: por que você não vai ao escritório do registrador e dá seu privilégio um aluno minoritário que foi o próximo na fila?


Daí o princípio:


Se sua vida privada está em conflito com sua opinião intelectual, isso cancela suas idéias intelectuais, não sua vida privada

e


Se suas ações privadas não generalizam, então você não pode ter idéias gerais

Isso não é estritamente sobre ética, mas transferência de informações. Se um vendedor de carros tentar vender um carro de Detroit ao dirigir uma Honda, ele está sinalizando que pode ter um problema.


The Virtue Merchants

Em cerca de todas as cadeias de hotéis, da Argentina para a África do Sul, o banheiro tem um sinal para chamar sua atenção: "proteger o meio ambiente". Eles querem que você segure de enviar as toalhas para a roupa e reutilizá-las por um tempo, porque evitar o excesso de roupa economiza dezenas de dólares por ano. Isso é semelhante ao vendedor dizendo o que é bom para você quando é principalmente (e central) bom para ele. Eles, é claro, adoram o meio ambiente, mas você pode apostar que eles não teriam anunciado tão alto que não tinha sido bom para a linha de fundo.

Então, essas causas globais: a pobreza (particularmente as crianças), o meio ambiente, a justiça para alguma minoria pisoteada por potências coloniais ou algum desconhecido e gênero que será perseguido; Essas causas globais são agora o último refúgio da virtude da propaganda do canalha.

Mas a virtude é precisamente o que você não anuncia. Não é uma estratégia de investimento. Não é um esquema de redução de custos. Não é uma estratégia de venda de livros (e pior, venda de ingressos de concerto).

Agora eu me perguntei por que, pelo efeito Lindy, não havia nenhuma menção do que se chamava sinalização de virtuas nos textos. Como poderia ser novo?

Bem, não é novo, mas não foi visto como particularmente prevalente no passado. De fato, vamos verificar Mateus 5 e 6.

"Tenha cuidado para não praticar sua justiça na frente dos outros para ser visto por eles. Se você fizer isso, você não terá recompensa de seu Pai Celestial.

"Então, quando você dá aos necessitados, não o anuncie com trombetas, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos outros. Na verdade, eu lhe digo que eles receberam sua recompensa na íntegra. Mas quando você dá aos necessitados, não deixe sua mão esquerda saber o que sua mão direita está fazendo, para que suas dádivas possam estar em segredo. Então seu Pai, que vê o que é feito em segredo, irá recompensá-lo ".


Virtude impopular

A virtude sem coragem é uma aberração: na verdade, você vê covardes endossando um rosto público de "virtude" conforme definido pela mídia convencional, porque tem medo de fazer o contrário. Sua covardia os leva a evitar a associação com, digamos, a Al-Al Qaeda na Síria, porque alguns sauditas sauditas (ou algum promotor AlQaeda como Charles Lister) acusá-los-á do Putinismo, do racismo, da antidemocracia ou de alguma acusação que causará o ostracismo.

A melhor virtude requer coragem; portanto, ele precisa ser impopular. Se eu descrevesse os atos virtuosos perfeitos, seria levantar as posições mal posicionadas, as que são penalizadas pelo discurso comum (particularmente quando financiado pelos lobistas). Como lutar contra as reclamações da Monsanto e promover através de depósitos que eles estão "salvando as crianças" com seus produtos venenosos, então qualquer pessoa que se oponha a eles se descreve facilmente como um assassino do bebê.

Quanto mais oneroso, mais virtuoso é o ato - especialmente se isso lhe custar sua reputação. Quando a integridade entra em conflito com a reputação, vá com integridade.


Outras Virtudes

A verdadeira virtude reside em ser agradável com aqueles que são negligenciados por outros, os casos menos óbvios, as pessoas que o grande negócio de caridade tem de perder, as causas que não são (ainda) promocionais.

...

Risco como Virtude

Finalmente, quando jovens que "querem ajudar a humanidade" vêm até mim, perguntando: "O que devo fazer? Eu quero reduzir a pobreza, salvar o mundo "e aspirações nobres similares no nível macro. Minha sugestão é:

1) nunca se envolver em sinalização de virtude;

2) nunca se envolver em busca de aluguel;

3) você deve começar um negócio. Assuma riscos, comece um negócio.

Sim, arrisque-se, e se você ficar rico (o que é opcional) gaste seu dinheiro generosamente para outros. Precisamos que as pessoas tomem riscos (limitados). A idéia inteira é afastar esses filhos da macro, longe dos objetivos universais abstratos, que a engenharia social traz riscos para a sociedade. Fazer negócios sempre ajudará; As instituições podem ajudar, mas são igualmente susceptíveis de prejudicar (estou sendo otimista, estou certo de que, exceto por alguns, acabam prejudicando).

O risco é a mais alta virtude.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page